quarta-feira, 2 de abril de 2008

Shenmue - Porquê?

Shenmue – Porquê?


Inauguro este blog com uma reflexão muito pessoal e que de certa forma exprime um desafio: Tentar transpor por palavras o quanto esta experiência significou para mim.


Sim, o termo “experiência” é realmente o mais adequado se pretendo referir-me a este videojogo, já que para além de se apresentar como um marco revolucionário na História dos jogos de vídeo também se distancia dos demais na imersão que proporciona.



Quando em finais de 1999 comprei a minha Dreamcast, há muito que ouvia as previsões de que esta iria ser um enorme fracasso, facto que se evidenciaria aquando da chegada da Playstation 2. No entanto, apesar de todos estes presságios, existia um jogo que tinha despertado a minha atenção, mesmo antes da consola chegar ao mercado. Shenmue, um jogo produzido por Yu Susuki, o mesmo criador de Virtua Fighter, que para além de se apresentar como um dos projectos mais ambiciosos até à data no universo dos Videojogos, demonstrava potencial suficiente para se assumir como a jóia da coroa do catálogo Dreamcast. Não posso dizer que comprei a consola única e exclusivamente por causa do futuro lançamento de Shenmue, mas que foi um factor com grande peso nessa decisão, isso não poderei negar.


O ano de 2000 foi passando e as previews foram chovendo por todas as revistas da especialidade. Eram bastante unânimes na caracterização de Shenmue: um jogo inovador, portentoso a nível gráfico e que poderia vir a mudar a forma como os videojogos eram encarados. A acção passava-se na década de 80 numa vila japonesa e envolvia máfia, homicídio e todo um sistema de valores e tradições do Japão feudal. A fasquia estava muito alta e a ansiedade foi aumentando à medida que novas revelações eram publicadas. Seria Shenmue capaz de responder a todas as expectativas?


A resposta chegou em meados de Dezembro de 2000, precisamente no dia em que Shenmue foi lançado no mercado nacional. Lembro-me de me dirigir à Fnac do Colombo com poucas esperanças de o encontrar, mas um funcionário atencioso confidenciou-me de que o tinham acabado de receber. Precipitei-me para casa e passei o resto do dia embrenhado num novo mundo que acabara de descobrir. Conclusão? O jogo não correspondeu às minhas expectativas. O jogo superou a todos os níveis toda e qualquer expectativa que poderia ter!



Até esse dia o meu grande marco nos videojogos era provavelmente a saga Broken Sword, uma aventura gráfica de “point and click” que exigia bastante raciocínio e possuía uma boa dose de humor. Shenmue reestruturou todos os meus pressupostos passados e afixou-se num lugar inalcançável que ainda hoje ocupa passados pouco mais de 7 anos.


A história à partida até poderia parecer simples, Ryo Hazuki , um jovem prestes a graduar-se, chega a casa depois das aulas e encontra desconhecidos no dojo (local onde treinava artes marciais com o seu pai). Um tenebroso homem vestido com trajes tradicionais chineses, acompanhado por dois seguranças, ordena ao pai de Ryo que lhe entregue um suposto espelho. Este recusa-se e é então que o desconhecido ameaça matar Ryo se o seu pedido não for satisfeito. Por fim, o pai acaba por ceder e conta-lhe que o referido espelho está enterrado por baixo de uma árvore no jardim. Enquanto os seguranças vasculham, o impiedoso homem inicia uma luta com o pai de Ryo, acabando por lhe dar um golpe fatal. Poucos momentos depois, os capangas voltam com o espelho em sua posse e o grupo abala da residência sem mais qualquer palavra.



É neste contexto que o jogador parte para a acção, quatro manhãs depois, no papel de Ryo Hazuki. Como jovem impaciente que é, Ryo só tem um desejo em mente, encontrar os desconhecidos e vingar a morte de seu pai. No entanto não existe qualquer pista à qual se possa segurar para ir no seu encalço. Desta forma, o jogador toma o comando e parte em busca de informação pela vila de Dobuita travando conhecimento com os seus inúmeros habitantes. É neste momento que a magia acontece. Por incrível que possa parecer, alguns minutos bastam para sermos engolidos por toda uma atmosfera fictícia que acaba por se tornar bem real. Um relógio interno comanda todo o tempo do jogo, o que se reflecte na posição do sol ao longo do dia (a noite acaba por surgir por volta das 19h e vai escurecendo à medida que o tempo avança), nas condições meteorológicas (existem dias solarengos e outros bastante chuvosos; em Dezembro até é possível observar-se neve), nas rotinas dos habitantes (o merceeiro acorda de madrugada, abre o seu estabelecimento e passa o resto do dia exercendo as suas funções. Por volta das 19h regressa a casa para ir ter com a sua família) e até mesmo nos horários dos transportes públicos (são detalhes como estes que nos fazem esquecer a que mundo realmente pertencemos quando estamos imersos no jogo).


No que toca ao cenário, o detalhe é incrível, chegando mesmo a cruzar-se com a realidade em diversos pontos, já que as regiões que servem de palco à acção são fieis reproduções de verdadeiras cidades, tal como Yokosuka (Japão) no Shenmue 1 e Hong Kong e Kownloon (China) no Shenmue2. Todas as lojas estão lá de forma a satisfazer as necessidades dos habitantes: Cafés, bares nocturnos, restaurantes, lojas de roupa, cinemas, Arcade Shops, floristas, enfim… Um verdadeiro microcosmos.



À medida que a acção se vai desenrolando, Ryo vai travando amizades e inimizades com os diversos habitantes e reunindo informação que o irá levar posteriormente a compreender melhor as razões que estiveram por detrás do assassinato do seu pai. Enquanto reúne essa informação, Ryo começa a percorrer caminhos sinuosos que o levam a confrontar-se com alguns elementos da máfia local (já que a identidade do homem que matou o seu pai acaba por ser revelada num determinado ponto do enredo. O assassino chama-se Lan Di e é um dos líderes de uma organização mafiosa chinesa que dá pelo nome de Chiyou Men).


Shenmue 1 (o primeiro capítulo desta história) acaba num ponto em que Ryo terá de viajar para Hong Kong a fim de conhecer um mestre de artes marciais que fora amigo do seu pai. Posso dizer que acabei o jogo em menos de 15 dias, mas que não foi por isso que me sentei à espera do próximo capítulo. A história e a demanda de Ryo haviam-me cativado. Aquele mundo, por um lado irreal, por outro extremamente palpável, tinha-me conquistado e o meu desejo durante esse ano (e não só) foi voltar lá vezes sem conta revivendo episódios já vividos, descobrindo novos locais, conhecendo novas pessoas, retendo novas e preciosas lições de vida e acima de tudo andar livremente pelos vastos cenários sem qualquer objectivo, simplesmente desfrutando de todo aquele ambiente quase como que sentindo o vento a bater-me na pele.


Outro ponto que também me fascinou foi todo um património cultural que fui apreendendo no decorrer desta experiência, património esse adquirido através das várias interacções que estabelecemos com as personagens ao longo da narrativa e que reflecte uma conduta de valores circunscritos à cultura japonesa (e em alguns pontos também da cultura chinesa). Se observarmos este jogo através do prisma educativo, não tenho dúvidas de que serão das lições de moral exprimidas por um órgão de entretenimento mais brilhantemente executadas. Eu fiquei fascinado, e penso que é devido a esta experiência que me comecei a interessar pela cultura japonesa e a alimentar o sonho de um dia poder viajar até ao Japão.



Passado um ano, em Novembro de 2001, o segundo capítulo da saga foi lançado no mercado e a narrativa continuou de forma brilhante. A minha ânsia estava ligeiramente mais controlada do que no lançamento anterior, mas após jogar alguns segundos, acabei por esquecer qualquer tipo de contenção e mergulhei novamente no meu segundo mundo preferido (ou será o primeiro?) descobrindo novas paragens, novos indivíduos e novos momentos de prazer. O enredo foi-se desenrolando de forma perfeita e cativante, levando-me a imergir cada vez mais nos sentimentos das personagens e a adoptar posturas genuínas no desenrolar da acção…


Pode-se também referir que as pequenas e familiares vilas japonesas do primeiro capítulo foram substituídas por grandes cidades chinesas com maior azáfama e confusão, mas que não foi por esse facto que a magia se perdeu, muito pelo contrário, o conjunto acabou por sair a ganhar!


No que toca aos seus objectivos, neste segundo jogo Ryo começa a ver dissipado muito do nevoeiro que teimava em persistir à sua frente. Cada vez mais embrenhado nas teias de várias organizações criminosas, Ryo contrabalança a sua demanda entre a pesquisa e a apreensão de novos ensinamentos morais (chega mesmo a trabalhar num templo local) com a luta pela sobrevivência numa das cidades mais perigosas do mundo, Kownloon (conhecida pela sua criminalidade). Também nestas condições novas amizades são seladas e novos alvos definidos, levando o jogador a ter especial carinho por determinada personagem ou raiva e angústia por uma outra.


O desfecho deste segundo episódio leva-nos a uma região rural no seio da China conhecida por Guilin, onde a calma e a introspecção regressam acompanhados por uma nova descoberta, Sha Hua, uma rapariga que ao longo dos dois jogos foi aparecendo em sonhos na mente de Ryo.



Este segundo jogo termina no momento em que Ryo e Sha Hua descobrem um local de culto, no interior de uma mina, relacionado com o espelho que Lan Di roubara a seu pai. Um final que deixa qualquer um num enorme estado de suspense, com o desejo de saber o que se seguirá nesta trama intrincada.


No entanto, estamos em Abril de 2008 e todos os fãs desta saga permanecem nessa dúvida. Ao que parece, pertencemos a um segmento de mercado não muito representativo e os gastos de produção empreendidos na elaboração deste projecto não foram de forma alguma correspondidos nas vendas, tendo a Sega (empresa que produz o Shenmue) acabado por somar grandes prejuízos. Yu Suzuki, já foi entrevistado por diversas revistas da especialidade e já assumiu o desejo de querer ver a saga terminada, mas ao que parece ninguém consegue confirmar se realmente estão a ser executados todos os esforços para finalizar a terceira parte do jogo. Pelo menos ainda não houve nenhum anúncio oficial de cancelamento, o que já não é mau se tivermos em conta outros exemplos nesta indústria.


A nós, fãs, só nos resta esperar pacientemente como já esperámos 6 anos a fio, com a esperança latente de que a Sega não irá assassinar o melhor videojogo de sempre… Quanto a mim, continuarei a visitar vezes sem conta o meu mundo predilecto de forma a matar saudades e a repetir uma experiência que jamais irei esquecer…



Está dado o mote para a reunião de todos os fãs portugueses de Shenmue , de forma a poderem exprimir todas as suas opiniões num espaço comum e familiar… Qualquer um poderá ser membro desde que partilhe desta grande paixão! Fica feito o convite!


49 comentários:

Pereira disse...

Joguei Shenmue durante anos, posso dizer que ja fiz praticamente tudo o que é possivel fazer, tanto no I como no II, é uma pena que a terceira parte do jogo nunca venha a ser lançada...

Anónimo disse...

Ainda me recordo de olhar para as revistas de videojogos e olhar para as imagens do jogo e ansiar por ter aquele jogo nas maos.
Shenmue é daqueles jogos que ficam na minha memória por passar horas a fio a joga-lo sem me dar conta do tempo, e por ter uma narrativa realmente cativante.
Comprei à umas semanas o GTA IV, e apesar de ser um grande jogo, parece que falta uma espécie de mística, coisa que shenmue me conseguiu transmitir e cativar.
Não sei se algum dia shenmue 3 verá a luz do dia.
Caso isso acontecesse, a máquina de marketing por detrás do jogo teria de ser muito boa mesmo.
Porque, como foi dito, as vendas de Shenmue 1 e 2 não superaram as expectativas, por isso colocam-se muitas questoes. Como por exemplo, se Shenmue 3 deveria ser lançado nas 2 maquinas, se os 2 jogos anteriores deveriam ser relançados de alguma forma, se outros jogadores que nunca estiveram em contacto com este jogo estariam interessados....muitas duvidas e questoes que os proprios investidores devem ja ter colocado. Convenha-mos que esta industria não trabalha para nos agradar....eles trabalham sobretudo para fazer dinheiro, com campanhas de marketing brutais.
Experiências como Shenmue sao dificeis de repetir, mas algum dia esta história será completa...se não for atraves de um videojogo, que seja por outro meio.

Anónimo disse...

É verdade caro amigo paulo guilherme as editoras só trabalham para fazer dinheiro o que está a acontecer é uma verdadeira injustiça como é que uns dos jogos mais brilhantes de sempre senão mesmo o melhor pode estar neste ponto. Muito provávelmente a terceira sequela deste jogo nunca irá ver a luz do dia mas temos de ter esperança... Anda aí a circular uma petição para lançarem o próximo capitulo que está a ter algum sucesso se quiserem assinem, eu sei que provavelmente não vai dar em nada mas plo menos serve pa mostrar à Sega o nosso descontentamento e que não esquecemos o nosso jogo favorito deixo o link abaixo...

http://www.petitiononline.com/shen1986/petition.html

Jhlury disse...

ai,eu acssinei a petição também.shenmue é o melhor jogo que já foi criado,se deus quizer a sega faz o 3.

Anónimo disse...

Lembro-me quando este jogo saiu para a dreamcast, tal como o paulo guilherme, também eu ansiava por ter o jogo nas mãos(As imagens nas revistas eram muito cativantes ^^).
Antes de jogar a primeira parte da saga,tenho que admitir que estava bastante exitante..."Será um bom jogo...? irei gostar...?" Mas mal vi a primeira parte do jogo -com aqueles gráficos fantásticos, seguido de uma sequência fantástica de artes marciais- Fiquei prontamente apaixonado!

Ainda hoje, passados cerca de 8 anos, eu sei as falas das personagens todas de cor e salteado; Ainda tenho os originais e o unico motivo que encontro para manter a minha Dreamcast mesmo ao lado da Playstation3 são as fantástica manhãs,tardes,noites e madrugadas que passei a jogar esta magnifica saga. Já me pediram,mais que uma vez, para mandar fora os jogos e a Dreamcast...Mas a resposta é sempre a mesma... "Enquanto eu for vivo, e conseguir sonhar, terei sempre estas 3 coisas comigo" ... Pois Shenmue, foi o unico jogo que me conseguiu cativar, ao ponto de eu me tornar fã da saga.

Já joguei centenas de jogos,Já li centenas de livros, já ouvi dezenas de historias ... Mas são poucas as que se comparam a este grande jogo!

Depois de tanta letra escrita e tantos pixels gastos, o mais importante á cerca deste jogo consegue ser dito em uma palavra...

"Imperdivel"

Anónimo disse...

ah...

á pouco esqueci-me de mencionar!!

:D

Txaaantxaaantxaan :D :D


"Correm rumores quanto à presença de um novo Shenmue na feira de LA.

Segundo o Meristation, o jogo secreto para o qual a Sega estendeu a licença do Unreal Engine 3 é, nada mais nada menos, que Shenmue 3.

O site espanhol não avança detalhes, mas diz que o título deverá ser mostrado na próxima edição da E3.

Claro que se trata de um rumor a carecer da confirmação ou do desmentido da praxe."

Para quem não sabe... a E3 é daqui a 3 dias (16-6-08)!


Será que vem ai o nosso lindo shenmue 3 com direito a tecnologia unreal engine?

Vamos ver :P

Anónimo disse...

Julguei que era dos poucos portugueses a apreciar esta obra fantástica.

Já sou aficcionado por jogos de vídeo há muitos anos e ambos os Shenmue figuram na minha lista como experiências ímpares e mágicas.

Obrigado por criares este espaço! Vai directo para os favoritos.

Um abraço.

Unknown disse...

é sem duvida o melhor jogo de sempre, e tenho muita tristeza de não ver a história de Ryo concluida. Acho que se a sega tivesse lançado o jogo numa consola sony já teríamos o 3 há muito tempo

Anónimo disse...

Eu nunca fui um hardcore gamer, simplesmente comprava jogos porque me apetecia.
Lembro-me de ter ficado completamente chocado quando joguei "shenmue" pela primeira vez, era como se o comando não estivesse lá e que aquilo para onde estava a olhar não fosse uma TV. Simplesmente ignorei todos os outros jogos que tinha e não parei de jogar até chegar ao fim.
Infelizmente este "fim" não passa de um fim provisório, que foi na minha opinião um golpe baixo da sega porque aqueles ultimos capítulos do shenmue 2 "gritavam" shenmue 3 (nova historia, novas personagens, novo cenário, etc) e sejamos honestos a sega vendeu o final do shenmue 2 como o "inicio da saga"

Anónimo disse...

Joguei estes jogos vezes seguidas. É um macro sem dúvida.

Anónimo disse...

Por acaso", estava msm à procura daquela que é a melhor banda sonora feita até hoje para um jogo. Tão boa ao ponto d´eu ser capaz de ouvila como ouço; "Anathema, constance dembi, massive attack etc.. É musica de qualidade, que aliás supera mta musica que praí anda...E dei com esta página !Recente, portuguesa dedicada ao melhor jogo feito até hoje, (baseado na minha humilde opinião q não sou nenhum hardcore, ms faço por jogar os: the best of. e este sem duvida está no topo.) Jogo esse que não comparo aos demais, pq é visivelmente diferente (para quem jogou, principalmente) a individualidade e exclusividade são as caracteristicas principais de Shenmue: FREE, foi o nome que deram para definir o género deste peculiar jogo.
Joguei tanto o 1 como o 2. Alias já a minha DC tinha dado o berro na altura do lancamento do 2.. Que pena, eu já nem lhe ligava pq já tinha PS2..Mas estamos a falar de Shenmue, bem então lá comprei outra e o 2ºjogo da indignadamente, incomplecta série. E é obvio que não me desiludi. Embora o 1º tnha sido mais empactante devido à "extrema novidade". O segundo conseguiu evoluir em todos os aspectas ou quase todos, aquilo que pensei não ser possivel melhorar, enfim..Este jogo não devia ficar assim. O jogo era mágico, atmosfera criada pela musica era perfeita, td em harmonia.

(ps: Não costumo tecer comentários, gostos não se discutem, mas este jogo é pura poesia interactiva.)

Anónimo disse...

Por acaso", estava msm à procura daquela que é a melhor banda sonora feita até hoje para um jogo. Tão boa ao ponto d´eu ser capaz de ouvila como ouço; "Anathema, constance dembi, massive attack etc.. É musica de qualidade, que aliás supera mta musica que praí anda...E dei com esta página !Recente, portuguesa dedicada ao melhor jogo feito até hoje, (baseado na minha humilde opinião q não sou nenhum hardcore, ms faço por jogar os: the best of. e este sem duvida está no topo.) Jogo esse que não comparo aos demais, pq é visivelmente diferente (para quem jogou, principalmente) a individualidade e exclusividade são as caracteristicas principais de Shenmue: FREE, foi o nome que deram para definir o género deste peculiar jogo.
Joguei tanto o 1 como o 2. Alias já a minha DC tinha dado o berro na altura do lancamento do 2.. Que pena, eu já nem lhe ligava pq já tinha PS2..Mas estamos a falar de Shenmue, bem então lá comprei outra e o 2ºjogo da indignadamente, incomplecta série. E é obvio que não me desiludi. Embora o 1º tnha sido mais empactante devido à "extrema novidade". O segundo conseguiu evoluir em todos os aspectas ou quase todos, aquilo que pensei não ser possivel melhorar, enfim..Este jogo não devia ficar assim. O jogo era mágico, atmosfera criada pela musica era perfeita, td em harmonia.

(ps: Não costumo tecer comentários, gostos não se discutem, mas este jogo é pura poesia interactiva.)

Greenie disse...

A sega tá a guardar o terceiro jogo para a Dreamcast 2 ;O era bom, era. |:

Ellen disse...

bom eu não sou portuguesa(brasileira)
mas realmente eu gosto muito de shenmue
posso dizer que sou apaixonada por esse jogo
nenhum vai substituir
nuunca
esse jogo que foi marcante na minha vida
e desenvolveu em mim a vontade de conhecer mais sobre a cultura japonesa
com certeza shenmue é demais

Anónimo disse...

Infelizmente a SEGA vê shenmue como o "falso messias", yu sukuzi prometeu que shenmue iria salvar a dreamcast mas antes pelo contrario acabou por a matar visto que gastaram 70 milhões de dollars para fazer o jogo!!! e que para haver "profit"(lucro) cada pessoa que tivesse uma dreamcast tinha que comprar o jogo pelo menos 2 vezes.
Na minha opinião todos os tostões foram bem gastos mas de certeza que a SEGA não pensa da mesma maneira xD
É triste como uma obra prima destas acaba assim, abandonada e sem fim...
Penso que a única maneira que shenmue III pode vir a ser uma realidade é se a SEGA morrer e alguém comprar os direitos da saga.

Anónimo disse...

SHEMMUE é simplesmente o mais extraordinario jogo que há,até á data !
A pergunta não é, de que se trata este jogo ?
Mas sim, o que é este jogo não tem ?
Concordo contigo,jogar este jogo é de facto uma experiência .
O Yu Suzuki abandonou a sega .

Anónimo disse...

Ao tempo, é impersionante como já passaram anos e a esperança de ver um dia o 3º shenmue ainda nao morreu.
é triste ver k cada vez mais parece k este jogo esta a cair no eskecimento da sega, muito mesmo.
tal como a ti, a mim (e a muitos mais) tambem foi este jogo k realmente me cativou para a compra da dreamcast. ainda me lembro d ver no templo dos jogos na sic (velhos tempos) as primeiras imagens do jogo e babar me a olhar para o ecra, nostalgia mesmo.

o k m lixa mais é o facto da minha dreamcast ter dado o pifo a ja algum tempo, ou seja, nunca mais voltei a poder jogar, nem o shenmue 1 nem o 2, triste, ainda pra mais nao tenho pc k suporte correctamente um emulador para poder jogar.

kem m dera k sai se o 3, mas ja passou tanto tempo k ate parece k a sega s eskeceu dum dos, se nao o melhor jogo k ja alguma vez lançou. foi um marco e continua a ser um marco no mundo dos videojogos!!!

grande abraço!!!

Ruben Gomes disse...

o meu desejo neste momento era,que ouvesse continuaçao do shenmue n é so meu pedido mais sim de muita gente,varias pessoas pensam como eu porque jogo como este jamais alguem irá de ter cabeça para construir um igual a n ser(yu sukuzi), mas apenas atendam pedido de varias pessoas!...

Anónimo disse...

eu jogei shenmue na dreamcast e depois o II na xbox....e adorei....um jogo de como se virtualmente tivesses que definir uma vida (mais ou menos própria)

Impecavel

espero que um dia pensei nisso do III

Anónimo disse...

Será que é o Shenmue III ou o online???

http://www.youtube.com/watch?v=uEZ3Ksk2428

Nuno Supertramp disse...

Bem o que eu tenho a dizer é :melhor jogo de todos os tempos,á alguem ke me consiga explicar o ke é o shenmue online??

Shenmue 4 ever
Dreamcast 4 ever

RP360 disse...

Também eu fiquei apaixonado por este jogo.
Joguei o 1 e o 2 na saudosa Dreamcast e até hoje desepero por saber como acaba a sage de Ryo Hazuki.
Excelente jogo a todos os níveis, lembro-me que na altura fiquei de boca aberta com os gráficos que ainda hoje (mesmod atados) são bem apelativos.

Espero que ainda venha a aparecer um investidor que torne um Shenmue 3 possivel, é dos poucos jogos que me levava logo a fazer um upgrade sério ao PC ou a comprar uma consola, tal como comprei a Dreamcast para o jogar.

Anónimo disse...

Estava eu aqui a pesquisar coisas sobre o Shenmue e deparo-me com este blog! Adorei o q li e é bom saber q existe pessoas q sentem o mesmo q eu pelo Shenmue! sem duvida dos melhores jogos de tds os tempos, o meu favorito alias! Nunca me cansei de jogar e de viver cada momento deste jogo maravilhoso, embora q agora a minha dreamcast ja nao funciona e infelizment ja nao posso voltar a jogar, mas as musicas e videos q tenho deste jogo fazem-me sempre voltar ao sitio q tanto me prendeu e q tanto me fascina ainda. E sim, tbm aprendi muito com esta historia e com a cultura japonesa/chinesa, e ganhei uma grande adoração por essa cultura e um dia irei ate ao Japão, um dos sitios q mais gostava de ir agr. Tenho pena é de nao ter havido mais noticias acerca do jogo e de o 3º nunca ter ganho vida :( mas espero q esse dia chegue!

Shenmue<3

Anónimo disse...

Disseste tudo no texto.. um excelente jogo, é impossivel descreve-lo..

SHENMUE 3

Anónimo disse...

lembro-me qundo comprei o primeiro shenmue tinha treze anos e fiquei estonteado. no ano seguinte comprei o segundo jogo e desse nem se fala, provavelmente é o jogo que joguei mais vezes. para além disso ajudou-me a aprender ingles e , contudo, tenho agora vinte e um anos e talvez nunca venha a ver a terceira parte da sequela, mas enquanto há vida...

Anónimo disse...

Já joguei muita coisa, sempre fui um jogador assíduo desde a antiga family games, porém, quando um colega meu me emprestou a sua dream cast durante as férias da pascoa de 2001 (ou 2002) com o shenmue 1 e 2, apaixonei-me de imediato, foi como passar da idade média para o século XXI, sem dúvida o melhor jogo que já joguei, a todos os níveis, mergulhei por completo na história, foram umas férias da pascoa inesquecíveis, até ao momento em que o hazuki kun e a shenhua san ficaram "presos" naquela gruta com uma legenda colada sobre as suas cabeças que dizia "the story goes on" (yeah right).
Comprei a xbox só para poder continuar a saga...escusado será dizer que foi dinheiro mandado ao ar.
Ainda tenho esperança que a história continue, seria demasiádo triste e trágico um jogo tão bom cair no esquecimento, anyway, querida sega, continua a dar-nos Sónics, é mesmo isso que queremos -_- (sarcasmo)

Abraços

Anónimo disse...

Boas meus caros amigos,

devo confessar que nunca joguei, pessoalmente, shenmue. Durante algum tempo acompanhei a evolução de um amigo no shenmue e no resident evil:code veronica. Considerando que não possuo qualquer consola, fiz ontem o download de um emulador para que possa jogar este mesmo fantástico jogo.

Um abraço e bons jogos

Tiago disse...

A isto é que eu chamo uma dupla injustiça, uma excelente consola e um soberbo jogo caídos no charco. uma consola muita avançada na altura com um catalogo de jogos incríveis exemplo Shemmue, sonic adventure , cray taxi entre outros... comprei o jogo original a 2 anos vejam lá :P tenho a consola desde finais de 99, consola essa que a ganhei num concurso da sic :P. nunca consegui acabar o jogo até ao fim pois tenho problemas de visão e fico algo enjoado quando jogo jogos do género shenmue, mas quando voltar a Portugal, pois sou imigrante (infelizmente) vou tirar a minha "cansada" Dreamcast da caixa e vou jogar este magnifico, e esplendoroso jogo pois tenho um colega meu que já o passou e ficou rendido, é qualquer coisa de fantástico este shenmue...

VIVA DREAMCAST a minha consola favorita .a caminho dos meus 23 anos esta consola continua-me a dar-me imensas saudades,sou uma pessoa muito nostálgica quando olha para minha dreamcast só me dá vontade de fazer um rewind no tempo ...enfim

E viva o shenmue, e que venha o 3

Fred disse...

Finalmente, consegui por a dreamcast de novo a funcionar ahahahah!

Só acordei agora porque tive té as 8h a matar saudades do shenmue hehehe.
A dream já nem lia cd's de musica nem nada, mas encontrei no youtube um filme que esplica como afinar a rotação do disco e agora funciaona muito bem.

para quem precisar aqui está o link http://www.youtube.com/watch?v=QTgpWACBYYw

Se girarem o parafuso para o lado esquerdo reduzem a velocidade de rotação e se girarem para a direita aumentam. Tal como no filme também tive que aumentar a velocidade de rotação, para tal girei cerca de 1/10 para a direita.
É uma operação muito simples mesmo, se eu consegui fazer =)) lembrem-se é de marcar a posição inicialo pequeno parafuso com um marcador para o caso de necessitarem de fazerem várias tentativas, eu só fiz duas uma para esquerda e outra para a direita.

Também encontram no youtube filmes que explicam como resolver o problema de auto reset que algumas dreamcasts ganham.


Desculpa estar a ocupar o blog com links para o youtube mas era só para ajudar quem estiver a ter problemas com a dreamcast, porque aposto que deve haver muitas pessoas com o mesmo problema que eu tinha.

Grande Abraço para todos!!

mario disse...

encontrei alguem que pensa da mesma maneira que eu.shenmue e de facto o melhor jogo que existe,e tal como tu joguei vezes sem conta.talvez mais de 20 vezes ambos os jogos,mas por incrivel que pareca descubro sempre algo novo,e nunca me farto de jogar.a historia e brilhante,o sistema de combate excelente,ambiente imersivo,prestacao de voz muito boa(hey ryo how about a dog?),musica,TUDO!ryo nao pode "morrer" assim.yu suzuki acaba com o nosso sofrimento!

mario disse...

ellen,foi gracas a shenmue que tambem me apaixonei pela cultura japonesa.daqui a uns tempos gostava de visitar yokosuka para ver como se encontra actualmente.o melhor sitio dos videojogos.mina igze,cakubo aika!

Pistolero disse...

É um jogo formidavel tenho os dois e tal como tu também sou fã de point & click e claro Broken Sword está lá em cima os primeiros 2 pelo menos é pena que uma jogo destes não tenha continuidade mas a fasquia foi tão elevada e os preços de produção tão grandes que se percebe o porque desta morte prematura.

Por acaso já terminei o primeiro 6 vezes e o segundo 5 lol.

Bizkit disse...

É com agrado que me deparo com este blog e com tantos comentários a favor do Shenmue. Pelos vistos em Portugal existe bastantes admiradores de Shenmue tal e qual como eu.

Eu comprei o Shenmue 2 em 2002 se não estou em erro. E criei logo grande empatia com o jogo, acheio demasiado bom para ser verdade.. mas era mesmo verdade. O jogo prendeu me ao ecran durante muito tempo. Eu e amigos meus chegavamos ao ponto de faltar as aulas para o jogar e ir avançando no jogo. Mais tarde comprei o primeiro Shenmue e a minha opinião mantem se. Apesar de gostar mais do segundo Shenmue. Cheguei a comprar uma Xbox na altura na esperança que a saga continua-se..e sabem que mais ? Apesar de já ter a versão daDreamcast naor esisti em comprar o Shenmue 2 para a Xbox lol. e mais uma vez fiz o jogo até ao fim como se fosse a primeira vez. Neste momento ainda os tenho a todos. Shenmue 1 e 2 para a Dreamcast e Shenmue 2 ver~sao Xbox.. como já não tenho a Xbox jogo na Xbox 360.

A esperança é a última a morrer e espero sinceramente que mais dia menos dia venha a conhecer a luz do dia. :D

Long Life Shenmue

Silva disse...

Para quem ama esta serie acho que vai ficar tão empolgado quanto eu, são apenas rumores mas...são rumores demasiado detalhados para serem mentira.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=177237

http://jogos.br.msn.com/noticias/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=21845210

Sandra Charrua disse...

...Joguei o Shenmue I e II várias vezes...bebia as aventuras místicas, deliciava-me com a cultura e até aprendi algumas palavras (carregar caixas de madeira, com um amigo impaciente a orientar-me e repetir incansavelmente DIREITA E ESQUERDA!loool).Estava uma mestre nas artes masciais (com o Ryo, claro)...A minha dreamcast já foi. Já há anos que esperamos pelo shenmue 3. Ainda tenho esperança....a sério!

Anónimo disse...

É sem duvida a melhor saga que já joguei na vida.

Revi-me completamente nas tuas palavras: shenmue é sem duvida mais que um jogo, é algo que te envolve, cativa e muda a tua vida para sempre. De que outro modo poderiamos estar há quase uma década à espera de uma continuação, com a mesma esperança de sempre?

Um abraço.

Sandro

Anónimo disse...

Simplesmente: O MELHOR NDE TODOS OS TEMPOS!

Msm dps de MGS3; RESI4; GOD OF WAR
E agora na PS3 com os melhores da nova géração a minha opinião mantem-se: SHENMUE1e2 é o melhor jogo de todos os tempos!
Ambos são 1jogo, se algum dia vier um 3º será parte daqueles 2 tbm.

É incrivel como passados 10anos, um jogo ainda concegue ser tão memorável e ter um nivel de detalhe e imersão q os da actualidade ainda sonham!
Há um mes atrás saquei a Banda Sonora: Fantástica! Bem, n tnh mt mais a dizer, palavras para que?

Shenmue: The best of all times!

Anónimo disse...

Melhor jogo de sempre sem duvidas. Xeguei, tanto o primeiro como o segundo, ao fim cerca de 4 vezes cada um. O meu jogo favorito

Vitor Ribeiro disse...

Boas. Voces já disseram tudo, não há mais nada a dizer. O Shenmue I e II foram os melhores jogos que joguei até hoje.

Estão em 1º lugar no top 10 dos melhores jogos para mim, seguidos e titulos como Farcry e Gran Turismo.

O problema da Sega foi ter construído uma consola para verdadeiros gamers e entusiastas com jogos muito acima do nivel para a época.

Ora, o que dá lucro não é o mercado entusiasta mas sim o que vende mais.

Posso dizer que comprei uma PS2 e tive-a 1 semana, enquanto que a minha Dreamcast está guardada e a funcionar juntamente com dezenas de jogos que comprei e outros tive de fazer download por não conseguir arranjar nem usados.

Cury Sakamoto disse...

Viva pessoal, não tenho nada de novo a acrescentar mas senti a necessidade de deixar por cá a minha marca. 最高のゲーム機に私の名誉をこれまでに作った
(saikō no gēmu ki ni watashi no meiyo wo kore made ni tsuku~tsu ta).

Vitor Ribeiro disse...

A todos os fãs de Shenmue venho comunicar que o continuação da saga venha para breve.

A Sega vai lançar dia 26/02/2010 um jogo chamado "Sonic & All-Stars Racing" para varias plataformas, onde o Ryo Hazuki entra em competição com mota que pediu emprestada no final de Shenmue para salvar a sua amiga, tambem há possibilidade de conduzir o conhecido empilhador.

Isto a meu ver é uma pista da Sega que talvez queira dizer que Shenmue não está esquecido, ou estará em desenvolvimento.

Cumprimentos a todos!!!

Rui Azevedo disse...

Até que enfim que há alguém que pensa como eu, Shenmue é o melhor jogo que existiu.
Lembro-me de quando o comprei (foi super barato :o ), ao principio nao achei piada nenhuma ao jogo e passei +/- 1 ano sem jogar , mas depois senti curiosidade em conhecer o jogo e foi a partir daí que apaixonei-me pelo jogo, eu comia, dormia Shenmue II, todos dias jogava-o, nao havia um dia em que nao o fizesse.

Gostava de fazer alguma coisa para conseguirem fazer Shenmue III.

Tiago Montoia disse...

A Sega em Janeiro desde ano falou sobre o Shenmue 3 dizendo o seguinte:

Tal como acontece todos os anos, a edição da revista japonesa Famitsu, dedicada à consola Xbox 360, entrevistou uma série de produtoras japonesas para saber quais os seus futuros planos para a Xbox 360, que por sua vez acabam também por falar em algo que interessa a todos os que possuem outras consolas.

Na edição deste ano a SEGA destacou-se ao falar sobre a muito requisitada sequela de Shenmue 2. A produtora ainda pensa muito em fazer o jogo no entanto existe o factor vendas e rentabilidade a ter em conta.

Nenhum dos jogos anteriores vendeu realmente bem para o investimento feito, e a SEGA está reticente no que toca a voltar a ressuscitar a série. No entanto a companhia assegurou aos fãs, que se houver uma oportunidade de revisitar a série, eles adorarão fazê-lo.

A SEGA também deixou no ar a hipótese de uma das três construtoras de consolas financiarem a produção do jogo em troca de um acordo de exclusividade. Veremos se a Nintendo, Microsoft ou Sony estão interessadas.

Fonte: http://www.eurogamer.pt/articles/sega-fala-sobre-shenmue-iii

ESPERANÇA! =)

Alexandre Pedrinho disse...

SHENMUE é simplesmente a melhor saga k já joguei. Joguei primeiro o II e só depois o I mas valeu a pena.
Ainda me lembro de uma revista de jogos dar 100/100 aos gráficos e 99/100 geral ao SHENMUE II.

Para todos os Dreamcasters deixo aqui o link pa um forum tuga: http://dc-lusoplayers.umforum.net/

Registem-se ;)

Jose disse...

Nunca mais sai o 3!

Anónimo disse...

e um grande jogo mesmo uma obra de arte dos games, ainda jogo ele quando tenho tempo,
nao sei se que ja jogou o 2 numa parte do 3 cd tem um lutador de querda de braço ele e brasileiro. umas das coisas que achei enteresante no jogo.

Bizkit disse...

Shenmue 3 confirmado!

FuckYou-San disse...

É pena que o pessoal já não visite o blog e que não haja outro local para os fãs portugueses do Shenmue se unirem,mas já falta pouco para finalmente termos o Shenmue 3 nas nossas mãos!

pedro_spoc disse...

E passados mais de 10 anos após ser criado este blog, vejo-me a comprar o shenmue 1+2 hd ps4 e ansiosamente aguardo pela saída do 3 que está para muito breve.